ITF aprova mudanças radicais na Taça Davis já a partir do próximo ano

Depois de muita especulação e dos primeiros indícios, a confirmação: de acordo com o jornalista Christopher Clarey, do The New York Times, a direção da Federação Internacional de Ténis (ITF) aprovou mudanças radicais na Taça Davis, ficando apenas a faltar aprovação da Assembleia Geral, em agosto de 2017, para que sejam colocadas em “ação” já no próximo ano.

Na sua conta no Twitter, o jornalista norte-americano dá conta de que a partir de 2018 as eliminatórias daquela que é a maior competição anual por equipas do mundo contarão com encontros à melhor de 3 sets em singulares, enquanto o duelo de pares se manterá à melhor de cinco partidas.

A confirmação surge cerca de 3 meses depois do recém-nomeado Presidente da Federação Francesa de Ténis ter anunciado que a direção da ITF ia propor alterações ao formato da Taça Davis.

Ao contrário que inicialmente se dizia, a competição continuará a organizar as eliminatórias ao longo de 3 dias, tendo a hipótese de reduzir as eliminatórias apenas para o sábado e o domingo sido rejeitada.

Entre as alterações anunciadas, estão também a redução de custos que implica organizar uma eliminatória e a possibilidade dos finalistas de cada edição da Taça Davis e da Fed Cup poderem escolher o local da primeira ronda do ano seguinte.

No mesmo comunicado, a Federação Internacional de Ténis dá ainda conta de que no final do mês estudará, no final deste mês, a possibilidade de aceitar candidaturas para finais fixas quer para a Taça Davis, quer para a Fed Cup. A confirmar-se, esta medida colocaria um fim na garantia de que um dos finalistas de cada competição joga em casa.

Artigo atualizado às 14h31: onde se lia “a Federação Internacional de Ténis aprovou”, lê-se agora “a direção da Federação Internacional de Ténis aprovou”, tendo igualmente sido acrescentada a informação de que em falta está a aprovação das medidas por parte da Assembleia Geral da ITF.

Total
0
Shares
Total
0
Share