Manuel Gonçalves vice-campeão de singulares e pares em Maputo

0

Esta semana foi, no geral, muito positiva para os representantes portugueses além-fronteiras no circuito internacional júnior, com Manuel Gonçalves a ser vice-campeão de singulares e pares no Grade 5 de Maputo.

O jovem tenista português de apenas 15 anos, oriundo da fase de qualificação e sem classificação no ranking de sub-18, derrotou consecutivamente o namíbio Codie Van Schalkwyk (6-1 e 6-3), o indiano Sundar Arvind (6-0 e 6-2), o lucky loser brasileiro Eduardo Almeida (6-3 e 7-5) e o sul-africano Charl Morgan (6-4 e 6-3) antes de ceder na sua primeira final, por 6-4, 2-6 e 6-3, diante do sul-africano Gerhardt Becker.

Além de Manuel Gonçalves, também Simão Alves, que recebeu um wild card para o quadro principal da prova moçambicana, chegou longe, tendo sido apenas parado nas meias-finais. Depois de vitórias por 6-1 e 6-0 ante o convidado local Hélder Simão, 6-3 e 6-3 frente ao wild card sul-africano Khololwam Montsi e 7-5 e 6-4 perante o qualifier sérvio Tadija Radovanovic, Simão Alves viria a ser eliminado por 6-3 e 6-4 contra Gerhardt Becker no top-4.

Também na variante de pares, a atuar ao lado do seu compatriota Bernardo Vieira, de 16 anos e eliminado na primeira ronda da vertente individual por 6-4 e 6-3 frente ao futuro campeão, Manuel Gonçalves só foi travado na discussão do título, ao sucumbir pelos parciais de 6-7(3), 7-6(5) e [10-5] face aos terceiros favoritos, os sérvios Aleksa Ciric e Tadija Radovanovic.

Duarte Vale foi até aos “oitavos” em Itália

No fortíssimo Grade A de Milão, um dos maiores torneios do ano do calendário júnior e de preparação para Roland Garros, Duarte Vale teve entrada direta e atingiu os oitavos de final do evento italiano.

A defender o estatuto de 12.º favorito, o número um nacional e atual 23.º colocado da hierarquia de sub-18 começou por ultrapassar o japonês Shinji Hazawa (54.º) por 6-7(3), 6-0 e 6-1, depois bateu o convidado local Alberto Fossati (pelos parciais de 6-1 e 6-4 e falhou de seguida o acesso aos quartos de final ao ser derrotado por 6-3, 3-6 e 6-4 pelo sétimo pré-designado, o austríaco Jurij Rodionov (28.º).

Comentários

Comentários